topo_ih2.jpg
EDITAL N.º 007/ 2018A - PROCESSO SELETIVO SUPERVISORES PIBID 2018 PDF  | Imprimir |

 

A Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade de Brasília, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado para admissão de professores supervisores bolsistas das escolas participantes no período de 26 a 31 de julho de 2018, na forma da legislação vigente.

 

1. DO PROGRAMA

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID visa fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições de Ensino Superior e preparar a formação de docentes em cursos de licenciatura, para atuar na educação básica pública.

2. DO SUBPROJETO

Os estudantes bolsistas selecionados para o PIBID-UnB 2018 atuarão em escolas da rede pública de ensino Ensino Fundamental e Ensino Médio do Distrito Federal desenvolvendo práticas pedagógicas nos ensinos de História, Filosofia e Geografia que envolvem diversas atividades de pesquisa e ensino, com o objetivo de articular o ensino de tais componentes curriculares à educação para a igualdade de gênero.

No subprojeto “Ártemis na Escola, relações de gênero no ensino de História, Geografia e Filosofia”, as teorias feministas, estudos sobre à história das mulheres e das relações de gênero, bem como com seus aspectos geográficos e filosóficos, servirá de norteamento teórico para a analise critica dos conteúdos curriculares programados para o ensino das três disciplinas, com o objetivo de estimular a percepção e a reflexão sobre as identidades e relações de gênero enquanto construtos histórico-culturais.

Trata-se, portanto, de um subprojeto que visa a desnaturalização de imagens estereotipadas e essencializadas acerca do “feminino” e “masculino” em diferentes contextos históricos e geográficos. Esta forma a pesquisa e intervenções pedagógicas possibilitadas nesse subprojeto PIBID podem contribuir na formação escolar para a cidadania, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento de uma consciência histórica a respeito dos direitos das mulheres, dos problemas ligados ao sexismo, à homofobia/ lesbofobia e às relações de gênero desiguais em nossa sociedade.

Essa consciência histórica funciona na orientação de identidades e práticas sociais do presente, ajuda-nos a compreender melhor os problemas atuais e traçar ações que busquem relações futuras mais justas e conscientes no sentido de enfrentar e superar as desigualdades de gênero.

2.3. DOS PROFESSORES SUPERVISORES

Os professores supervisores que atuarão no subprojeto multidisciplinar História,Filosofia e Geografia são professores das escolas públicas do Distrito Federal que seinscreveram no PIBID e devem ser docentes da área de atuação do núcleo ousubprojeto e possuir experiência mínima de 2 (dois) anos de magistério naeducação básica.Todos os participantes do Programa receberão bolsa mensal correspondente à funçãoque desempenham, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior –CAPES. O Projeto institucional terá duração de dezoito meses,contados a partir da data de início das atividades e é regido pelo Edital 07/2018 e pelaResolução 45/2018 presentes no sítio eletrônico http://www.capes.gov.br/educacaobasica/capespibid/editais-e-selecoes.

4. DAS VAGAS

Serão concedidas bolsas para os professores da rede pública de ensino para atuação como supervisor no subprojeto multidisciplinar História, Filosofia e Geografia (VerAnexo I).

5. DA BOLSA

5.1 A bolsa tem caráter transitório, não gera vínculo empregatício e não pode ser acumulada com qualquer modalidade de bolsa concedida pela Capes ou por qualquer agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou de outra instituição pública ou privada.

5.2 O valor da bolsa é de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cincos reais) mensais, concedida pela Capes diretamente aos beneficiários.

5.3 O supervisor não poderá receber bolsa por período superior a 96 meses,considerada a participação na mesma modalidade, em qualquer subprojeto ou ediçãodo Pibid.

5.4 O bolsista poderá ter seu desempenho no projeto avaliado periodicamente parafins de manutenção da bolsa.

6. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão candidatar-se à bolsa de supervisão professores da rede pública de ensinoque atendam aos seguintes requisitos:I. possuir licenciatura na disciplina correspondente ao subprojeto;II. ter experiência mínima de 2 (dois) anos de magistério na educação básica;III. ser professor na escola participante do projeto Pibid e ministrar a disciplinacorrespondente ao subprojeto;IV. Ser professor na escola participante (cadastrada na Plataforma Freire) eministrar a disciplina na área do subprojeto (limite de 3 supervisores pornúcleo);V. Declarar que possui disponibilidade do tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto;VI. Firmar termo de compromisso.3§ 1º O supervisor deve estar na escola que receberá os alunos bolsistas degraduação, sendo vedada a distribuição de alunos por escolas em que o supervisornão atue

6.1 É vedado aos participantes do projeto:I -Receber bolsa quando em débito de qualquer natureza com a Capes, inclusive em relação à prestação de contas do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou dePesquisa (Auxpe);II -Receber bolsa quando as atividades do projeto estiverem formalmente suspensas;III -Receber bolsa quando afastado do projeto por período superior a 14 dias;IV -Acumular a bolsa com outra concedida por instituição pública;V -Receber bolsa se possuir relação de parentesco em linha reta, colateral ou porafinidade de até 3º grau com coordenadores ou docentes orientadores.§ 1º Em caso de inobservância das obrigações e normas foram estabelecidas naportaria 45/2018. Os bolsistas estão sujeitos às penalidades previstas no inciso II doart. 36 e no § 1º do art. 38.§ 2º Para efeito do disposto no inciso III, para as modalidades de bolsa previstas paradocentes das IES e professores das escolas, quando estes estiverem em gozo de licença ou afastamento previstos na legislação pertinente à sua carreira por período superior a 14 (quatorze) dias devem, igualmente, afastar-se das a atividades do projeto, mediante suspensão ou cancelamento da bolsa, de acordo com oestabelecido nos arts. 35 e 36.

7. DA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO:

A inscrição será feita através de envio dos seguintes documentos via e-mail:curriculum lattes, carta de interesse no PIBID com plano de atividades para asupervisão dos estudantes, comprovação de que é professor da escola participante.A inscrição deverá ser enviada para os seguintes endereços eletrônicos:Professores supervisores de Filosofia: herivelto@unb.brProfessores supervisores de História: edlene@unb.brProfessores supervisores de Geografia: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A seleção dos candidatos dar-se-á em caráter classificatório, obedecendo aosseguintes critérios:▪ Formação específica do candidato na área de conhecimento do subprojeto noqual se dará sua participação;▪ Apreciação de uma carta descrevendo justificativa de interesse no Pibid; as práticas de ensino na área de conhecimento do subprojeto; afinidade e/ou experiências pedagógicas com a proposta do subprojeto. Apresentar plano de atividades para a supervisão dos estudantes;4▪ Pertencer a uma escola que esteja inscrita para a componente na plataforma Freire;▪ Uma nota será atribuída (0 a 10) para a carta apresentada no ato de inscrição,seguindo a seguinte distribuição: capacidade de organizar e sustentar ideias relativasà proposta do subprojeto (2,5); experiência com práticas de ensino na área deconhecimento do subprojeto (2,5); plano de atividades para a supervisão dosestudantes (5,0) Haverá posterior a inscrição o agendamento de entrevista via e-mail em acordo com o calendário da seleção.

8. DOS RECURSOS

Os candidatos poderão apresentar recursos para o mesmo e-mail de inscrição norequerimento devidamente fundamentado (Anexo 3) até o dia 2 de agosto de 2018 até às 18 horas.

8.1 Os resultados dos recursos serão enviados por e-mail no dia 3 de agosto até ás 18 horas.

9. CALENDÁRIO

a) Inscrição dos candidatos: 26 a 31 de julho 2018.

b) Seleção: 01 de agosto 2018.

c) Resultados parciais dos discentes selecionados para entrevista: 02 de agosto de2018;

d) Entrevista: 03 de agosto de 2018, à partir das 08h, local a designar.

e) Divulgação do resultado da entrevista: 03 de agosto a partir das 18 horas, por email aos candidatos e na porta dos departamentos de História, Filosofia e Geografia.

f) Recursos: 04 de agosto de 2018 até ás 18 horas (Anexo III).

g) Resultados de recursos: 05 de agosto de 2018 até 12 horas.

h) Resultados: 05 de agosto de 2018 até as 18 horas.

i) Início das atividades: 06 de Agosto de 2018.

 

10.DISPOSIÇÕES FINAIS

Este Edital rege as seleções para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação àDocência da Universidade de Brasília, núcleo multidisciplinar História, Filosofia eGeografia para o ano de 2018.O Licenciando que for desligado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação àDocência perde imediatamente o auxílio a que tinha direito, mas não fica impedido decandidatar-se novamente a outro edital de Bolsas de Iniciação à Docência.Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Institucional do Pibid-UnB.

Brasília, 25 de julho de 2018.

 

BAIXAR EDITAL

 
<<  Fevereiro 2019  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728   

Acesso Rápido

 

logo_unb

Universidade de Brasília


unb_hoje

Notícias da semana

 

webmail

Acesso ao Webmail

 

comite_de_etica

CEP/IH

Localizado FD -Faculdade de Direito

Contato: 3107-0710/0723/1592

 

sei

Sistema Eletrônico de Informação

 

capa_estatuto_e_regimento_unb

Estatuto e Regimento UnB

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910-900 - Telefone Geral (55 61)3107-3300
Copyright © 2008 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.