Avaliação do 1º Colóquio Latino Americano Urbanização e Patrimonialização, o qual contou com a participação de Professores do Departamento de Geografia UnB, Dr. Everaldo Batista da Costa e Dr. Fernando Luiz Araújo Sobrinho. PDF  | Imprimir |
Qua, 05 de Abril de 2017 14:40

geografia_docentes

Entre os dias 23 e 25 de março, ocorreu no Instituto de Geografia da Universidade Nacional Autônoma de México – UNAM, o primeiro 1o Colóquio Latino Americano Urbanização e Patrimonialização, organizado pelos Professores Dr. Everaldo Batista da Costa (Departamento de Geografia UnB), Dra. Ilia Alvarado Sizzo, Dr. José Omar Moncada Maya (ambos do Instituto de Geografia UNAM) e Dra. Amália Inês Geraiges de Lemos (Departamento de Geografia Universidade de São Paulo).

O Colóquio ocorrido na Cidade do México contou com a participação de pesquisadores oriundos de 25 instituições de ensino superior do México, Brasil, Cuba, Argentina e Peru.

Segundo o Dr. Everaldo Batista da Costa, do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, "esse é o 1o colóquio, de uma série que virá por décadas - formalizaremos uma rede de pesquisadores interessados na temática da urbanização e da patrimonialização na América Latina, de maneira que esse evento será a possibilidade de encontros atuais e futuros com os interessados no pensamento e na prática por novas cidades e novos campos de produção do conhecimento em nosso continente".

A idéia de Everaldo Costa é realizar o 2o Colóquio Latino Americano Urbanização e Patrimonialização, em 2019, na Universidade de Brasília, o que já conta com o apoio do Departamento de Geografia, na figura do Prof. Dr. Fernando Luiz Araújo Sobrinho, chefe de Departamento e que também presidiu a mesa de abertura do 1o CLUP, na Cidade do México.

Nesta perspectiva, a Universidade de Brasília através do Departamento de Geografia estabelece vínculos com instituições latino americanas de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo alunos, professores e comunidade.

Foto: Abertura do evento no dia 23 de março de 2017 no Auditório do Instituto de Geografia da UNAM / Dr. Fernando Luiz Araújo Sobrinho (UnB); Dr. José Omar Moncada Maya (UNAM); Dra. Ilia Alvarado Sizzo (UNAM); Dr. Everaldo Batista da Costa (UnB); Dr. Luis Felipe Cabrales (Universidade de Guadalajara).