XXIX Simpósio Temático História e Cidades ANPUH 2017 PDF  | Imprimir |
Qua, 08 de Março de 2017 10:54

simposio_de_historia

Entre 24 e 28 de julho, na cidade de Brasília, será realizado o XXIX Simpósio Nacional de História. O evento que acontece a cada dois anos, constitui-se na principal reunião acadêmica da área. Sua diversificada programação atrai pesquisadores em diferentes estágios da carreira, professores de todos os níveis de ensino e estudantes de História de graduação e pós-graduação.

A Universidade de Brasília (UnB) que sediará o Simpósio e, as demais instituições de Brasília que se dispuseram a colaborar na sua organização, estão empenhadas em organizar, com esmero, esse evento de alta importância acadêmica e de grande potencial de intercâmbio de pesquisas e experiências profissionais diversificadas.

Contra os Preconceitos: História e Democracia é a temática do evento, que, sem dúvida, apresenta relevância histórica impar e grande atualidade face à complexa realidade do mundo contemporâneo. De fato, o tempo presente, no Brasil e em diferentes países do mundo, tem se caracterizado por peculiar conquista e afirmação de novos e plurais direitos, mas também é marcado por forte expansão de diferentes formas de fundamentalismos e  expressão de preconceitos.

Aos historiadores cabe tarefa de especial relevância, refletir sobre os processos de conquistas desses direitos e, ao mesmo tempo, sobre os motivos e diferentes formas de reação contra elas.  Esse campo, orientado por preconceitos e visões de mundo conservadoras, merece atenção especial, pois constitui manifestação histórica que precisa ser compreendida em sua dimensão temporal e espacial.

Para os profissionais e estudantes que fazem dos simpósios da ANPUH espaços privilegiados de interlocução de ideias, serão oferecidos diferentes tipos de atividades como, Conferências proferidas por reconhecidos historiadores nacionais e internacionais; Diálogos Contemporâneos; Minicursos e Simpósios Temáticos.

Para  informações sobre incrição e também a programação acessar a pagina do evento em:

Última atualização em Ter, 25 de Julho de 2017 10:33