44ª Semana de filosofia |16 a 20 de maio| Filosofia e experiência – 30 anos do Departamento de Filosofia da UnB PDF  | Imprimir |

athoslogo

(click na imagem para acompanhar a programação)

A 44ª. Semana de filosofia: Filosofia e experiência – 30 anos do FIL é um projeto de extensão organizado pelo Departamento de Filosofia (FIL), comemorando os 30 anos de sua instituição. O evento aproveita os 30 anos de fundação do Departamento – idade da razão e do amadurecimento – para criar um espaço de reflexão e debate sobre o tema da experiência, uma noção chave para a filosofia, ligada tanto ao ensino e à transmissão de saberes, quanto à investigação e à experimentação científica, social e artística.

Abre o evento uma roda de conversa formada por professores e alunos, que recontam a(s) história(s) do Departamento e discutem a experiência dos últimos 30 anos à luz do presente e com vistas ao futuro. Em seguida, uma conferência de Fernando Haddad – professor, ex-ministro da Educação e atual prefeito de São Paulo – amplia a debate, tendo como tema a situação universitária do país e as transformações geradas pelo Programa de Apoio a Planos de Restruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Nas quatro mesas de debate com convidados externos, buscou-se não apenas apresentar diferentes aspectos da discussão filosófica contemporânea – em particular da experiência brasileira – mas escolher pessoas que buscassem apresenta-lo de forma acessível a um público mais amplo, valorizando a relevância desses tópicos para o atual contexto social e político. Seus temas são a relação entre ciência e valores, experiência política e experiência antropológica e a experiência do tempo.

Além dessas mesas-conferências estão previstas mesas de comunicações, selecionadas a partir de um edital aberto a alunos e professores, e um conjunto de atividades que buscam retomar a dimensão estética, experiencial e experimental da prática filosófica.

Nas mesas de comunicações, o tema da experiência se segmenta em diferentes eixos temáticos: experiências da tradição, a experiência do sagrado, do religioso e do político; experiência, gênero e alteridades; experiências possíveis do presente; cinema, literatura, experiências; experiência e educação; experiências históricas da violência.

Completam a programação do evento uma série de rodas de conversa envolvendo, por um lado, professores, alunos e ex-alunos do Departamento, e por outro, profissionais e ativistas nos campos da política e da cultura; uma peça e um ensaio aberto que combinam estética e política com uma reflexão filosófica sobre o presente; um minicurso que tem como foco a relação entre ciência e tecnologia na chamada tecno-ciência e a responsabilidade social envolvida nas aplicações tecnológicas em larga escala; e uma oficina que aborda a relação entre agroecologia e transgênicos; duas rodas de música e dança: uma primeira onde se reconta um “mito do cerrado” combinando teatro de rua, circo e cultura popular, e uma segunda ligada à tradição do coco, transplantada para o Planalto Central.

Ao programar esse conjunto de atividades, a comissão organizadora buscou não se fechar em um único formato, nem hierarquizar as possibilidades de exposição e reflexão em torno da experiência, compreendendo que os vários sentidos da mesma podem, e devem, ser apresentados de forma múltipla. O objetivo da comissão foi, igualmente, privilegiar a participação ativa do público, valorizando, além da situação de “ouvinte”, momentos de troca e diálogo, que possibilitassem uma vivência comum entre os participantes ao evento. Um tópico valorizado de forma transversal em todos os eixos temáticos foi, com efeito, a transmissão da experiência, isto é, questões ligadas à formação, ao ensino e à aprendizagem.

Mostra-se aqui a ligação entre os dois focos da semana. O tema da experiência se concretiza, de forma exemplar, na história de formação de um Departamento, que se insere em um projeto maior de criação de uma nova universidade, em um país cujas lacunas e rasuras históricas trazem a necessidade de narrar e transmitir experiências muitas vezes descontínuas.

Comissão Organizadora

fonte: https://semanafilosofiaunb.wordpress.com/