HISTÓRICO DO IH PDF  | Imprimir |

O Instituto de Ciências Humanas - IH, criado em 1966, é responsável pelos seguintes cursos de graduação: Bacharelado e Licenciatura em História, diurno; Bacharelado e Licenciatura em Filosofia, diurno; Bacharelado e Licenciatura em Geografia, diurno; Bacharelado em Serviço Social, diurno. Esses cinco cursos de graduação, atualmente, atendem ao total de 1473 alunos ativos, correspondendo ao produto aluno/crédito a 46,58, um dos maiores da Universidade de Brasília, considerando-se o número de alunos matriculados por turma vezes o número de créditos das respectivas disciplinas.

O IH é responsável pela oferta de disciplinas obrigatórias e optativas para 25 cursos da Universidade de Brasília: Nutrição, Medicina Veterinária, Química, Física, Matemática, Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Desenho Industrial, Agronomia, Geologia, Biblioteconomia, Relações Internacionais, Arquivologia, Sociologia, Antropologia, Pedagogia, Comunicação, Ciência Política, Administração, Ciências Contábeis e Direito, atendendo necessidades curriculares de 2467 alunos, por semestre.

O IH possui 106 (cento e seis) docentes do quadro permanente, sendo 96 (noventa e seis) com dedicação exclusiva e 10 (dez) em TP-20, dos quais 69 possuem doutorado, 45 mestrado, e 1 graduação. Além desses docentes, o IH conta também com nove professores visitantes, perfazendo-se um total de 115 docentes.
O IH possui cinco cursos de pós-graduação: Economia (mestrado e doutorado, e mestrados profissionalizantes em "Gestão Econômica do Meio Ambiente", "Economia do Setor Público"); História (mestrado e doutorado); Geografia (mestrado); Serviço Social (mestrado); Filosofia (mestrado). Os cursos de pós-graduação do IH contam com 318 alunos regulares (SPL, maio/2000).

O IH participa, desde 1986, do Programa Especial de Treinamento do Departamento de Economia. Em 1996 foi implantando o PET/Serviço Social. Atualmente, o IH conta com 24 bolsistas do PET, 46 de Iniciação Científica (PIBIC/UnB/CNPq).

As atividades de pesquisa no IH abrangem várias campos do conhecimento nas áreas de: Economia, com as seguintes linhas de pesquisa: "Controvérsias em Economia Monetária e Macro Economia Aberta (7 projetos vinculados); Crescimento e Distribuição (6 projetos vinculados); Direito e Economia (1 projeto); Economia da Regulação (2 projetos); Economia do Setor Público (4 projetos); Economia Internacional (3 projetos); Economia Política (01 projeto vinculado); Economia, Agricultura e Meio Ambiente (11 projetos); Impactos Distributivos do Gasto Social (1 projeto); Mercado de Trabalho e Economia do Trabalho (2 projetos); Modelos de Equilíbrio geral computável (1 projeto); Política Econômica no Brasil: Raízes Históricas e Aspectos Contemporâneos (4 projetos); Sistema Público de Emprego e Políticas de Emprego (1 projeto); Teoria Econômica (6 projetos); Teoria Econômica das Finanças (1 projeto); Teoria Política Positiva (1 Projeto). Serviço Social, com as seguintes linhas de pesquisa: Política Social (10 projetos); Instituições e Práticas dos Serviços Sociais (8 projetos); Movimentos Sociais Condições de Vida e Cidadania (4 projetos); Relações Sociais e Processos de Trabalho (5 projetos). Geografia com as seguintes linhas de pesquisa: Estruturação do Espaço urbano e Regional (1 projeto); Geografia, Cultura e Espaço (3 projetos); Geoprocessamento Aplicado à Geografia (1 projeto); Instrumentos de Gestão Ambiental (3 projetos); Periferização em Áreas Metropolitanas (1 projeto); Políticas Públicas e Meio Ambiente (1 projeto); Políticas Públicas e Urbanização (1 projeto); Representações Gráficas do Território (1 projeto); Planejamento Territorial (1 projeto). História, com as seguintes linhas de pesquisa: História das Relações Internacionais (18 projetos); História Social e das Idéias (18 Projetos); História, Discurso, Imaginário e Cotidiano (06 projetos); Filosofia, com as seguintes linhas de pesquisa: Epistemologia (8 projetos); Linguagem Lógica e Filosofia da Mente (9 projetos); Aspectos Éticos, Metafísicos e Sociais do Conhecimento (8 projetos).

A produção intelectual média anual dos docentes do IH corresponde a 147 artigos científicos, 52 livros e coletâneas, 118 trabalhos publicados em Anais e 284 apresentações de trabalhos científicos, dentre outras.

De acordo com a Resolução do Conselho Universitário da Universidade de Brasílie nº 12/2003 de 12/12/2003,

Art. 2ª - O Departamento de Economia, do Instituto de Ciências Humanas, passa a compor a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação/FACE.