Iniciativa reconhece e incentiva pesquisas de alunos de graduação PDF  | Imprimir |

Melhores trabalhos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Vida receberão prêmio

Desenvolver projetos de pesquisas na graduação é uma experiência que abre portas tanto para o aluno que pretende seguir na universidade, fazendo mestrado e doutorado, quanto para os que vão entrar no mercado de trabalho, pois terão um diferencial no currículo. A opinião é da estudante Maria Luíza Batista, do curso de Museologia da UnB, que participa do 20° Congresso de Iniciação Científica da UnB e 11º Congresso de Iniciação Científica do DF com um estudo sobre a atuação do museólogo no zoológico de Brasília.

Até o dia 6 de novembro, aproximadamente dois mil trabalhos, desenvolvidos por alunos de graduação e do Ensino Médio no âmbito do Programa de Iniciação Científica, estão sendo apresentados no Centro Comunitário da UnB. De acordo com a diretora de Formação à Iniciação Científica da UnB, Heloisa Salles, são em eventos assim que o aluno tem a oportunidade de defender seus argumentos, sustentar sua pesquisa, expor suas ideias para diversos públicos e dar visibilidade ao que se faz na universidade.

Essas pesquisas de graduação concorrem ao Prêmio Destaque de Iniciação Científica, voltado ao melhor trabalho nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Vida. Durante o congresso, avaliadores da Universidade de Brasília, da Universidade Católica de Brasília, do Centro Universitário de Brasília, do Centro Universitário do Distrito Federal e do CNPq farão a análise dos trabalhos.

“A avaliação compreende três eixos. Primeiro observamos o resumo, com os objetivos, a metodologia e o referencial teórico da pesquisa. Depois analisamos a composição, a parte visual e os elementos principais do pôster. Por último, examinamos a apresentação oral do estudante e como ele defende a sua argumentação. Para cada item atribuímos uma nota de zero a dez”, explica a professora Dione Oliveira Moura, da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB).

As indicações feitas pelos avaliadores serão encaminhadas para um comitê externo, formado por pesquisadores do CNPq, que irão fazer nova apreciação das pesquisas e dos pôsteres para então escolher os destaques. Também serão distribuídas menções honrosas para cada área do conhecimento.

“O Prêmio Destaque de Iniciação Científica é oferecido aos trabalhos de grande mérito científico e acadêmico, que contemplam elementos de originalidade, inovação, metodologia adequada, resultados significativos e impacto para o estado da arte. Claro que todos os trabalhos aqui apresentados têm qualidade e merecimento, mas identificar os melhores funciona como uma motivação para que os alunos sigam no caminho da pesquisa”, reforça a diretora Heloisa Salles.

Os alunos premiados ganharão passagem área para apresentar sua pesquisa em um congresso no território nacional. A cerimônia de premiação será no dia 12 de novembro, no Anf. 09 do ICC Sul, na UnB.

Fonte: Secom UnB