Instituto de Ciências Humanas - IH
topo_ih2.jpg
15/10 - Seleção de mestrado – Filosofia UnB PDF  | Imprimir |

Inscrições até 01 de novembro de 2013.

Linhas de Pesquisa:

- Teoria do conhecimento e filosofia da ciência

- Imagem, lógica e filosofia da mente

- Ética e filosofia política

- Filosofia antiga e medieval

- Filosofia da religião 

 

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília é aquela de oferecer formação filosófica acadêmica de alto nível por meio da dedicação à pesquisa com vistas à elaboração de Dissertação e da participação em grupos de pesquisa. Assim, desde a fundação de seu curso de mestrado acadêmico, o programa propôs um currículo que privilegiava a pesquisa, exigindo um número mínimo de créditos e se centrasse no acompanhamento atento da elaboração da dissertação.

 

Para mais informações, acesse: http://www.posfil.unb.br/

 
15/10 - Dia do Professor PDF  | Imprimir |

Em 1963, o dia 15 de outubro foi declarado feriado escolar em homenagem aos professores, por decreto aprovado pelo presidente João Goulart e o então ministro da Educação, Paulo de Tarso. A explicação para a origem da data, no entando, vem do Brasil Imperial. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

 

A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica. Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I. A ideia surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo, ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o período. Cansados, literalmente, um pequeno grupo de quatro educadores, liderados por Samuel Becker, teve a ideia de organizar um dia de folga, para amenizar a estafa.

 

O dia também serviria como uma data para se analisar os rumos do restante do ano letivo. Foi então que o professor Becker sugeriu que esse encontro acontecesse no dia 15 de outubro. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça de professores e alunos, que levavam doces de casa, para uma pequena confraternização. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase "Professor é profissão. Educador é missão". A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

 

O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

 

Feliz dia do Professor!

 
15/10 - Condolências a Professora Claudia Andreoli da FT-UnB PDF  | Imprimir |

É com grande pesar que o Instituto de Ciências Humanas na pessoa do Professor Mário Diniz e demais amigos e colegas, expressa profundas e sinceras condolências a professora Claudia Andreoli da FT-UnB, pelo falecimento de seu esposo, professor Galvão Andreoli da FT-UnB, ocorrido no último dia 11 de outubro.


O velório ocorrerá no dia 15 de outubro, às 09 horas na capela nº 6 do cemitério Campo da Esperança e sepultamento às 17 horas.

 
11/10 - Palestra do Professor Jaime de Almeida PDF  | Imprimir |

O Professor  Jaime de Almeida, do Departamento de História, profere nesta sexta-feira  (11/10), a palestra  A arte e o mundo dos povos indígenas do Chocó. O evento será realizado no auditório do Museu dos Correios, às 19hrs e abordará o cotidiano, as tradições e a cultura dos grupos Cuna do golfo de Urabá e os Waunana do rio San Juan, todos da Colômbia. Após a palestra, haverá debate e uma visita guiada à exposição Povos do Chocó, aberta para visitação até domingo, 13 de outubro.

 

Museu dos Correios - SCS, quadra 4 Bloco a, nº 256, Edifício Apolo.

 

Fonte: UnB Hoje

 
11/10 - Honestino Guimarães - Memória PDF  | Imprimir |

Nesta semana, completam-se  40 anos do desaparecimento de Honestino Monteiro Guimarães. Perseguido, preso, torturado, morto e ocultado pelo Estado Brasileiro, Honestino é um dos desaparecidos políticos da ditadura civil-militar no Brasil. Para marcar esta importante data, uma série de atividades estão sendo promovidas tendo como principal objetivo fortalecer a luta pelo direito à Verdade, Memória e Justiça, estabelecendo conexões entre as lutas do passado e do presente por democracia, liberdade e justiça social. As atividades acontecem até o dia 31 de outubro.

Confira mais informações e a programação completa no site. clique aqui.

 
<< Início < Anterior 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 Próximo > Fim >>

Página 66 de 81
<<  Agosto 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Acesso Rápido

 

logo_unb

Universidade de Brasília


unb_hoje

Notícias da semana

 

webmail

Acesso ao Webmail

 

comite_de_etica

CEP/IH

Localizado FD -Faculdade de Direito

Contato: 3107-0710/0723/1592

 

sei

Sistema Eletrônico de Informação

 

capa_estatuto_e_regimento_unb

Estatuto e Regimento UnB

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910-900 - Telefone Geral (55 61)3107-3300
Copyright © 2008 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.